Traduzir esta página

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

CRÔNICAS DA VIDA REAL: Gentileza gera Gentileza


Os tempos atuais carregam pessoas amarguradas, angustiadas, impacientes, avarentas, vaidosas, invejosas. Pessoas que carregam em si o antônimo da GENTILEZA: estupidez, grosseria, incivilidade, brutalidade, selvajaria, rusticidade. Pessoas cujo comportamento influencia e altera o ciclo natural da paz e da harmonia social.

Essas pessoas (e seus comportamentos hediondos e reprováveis) me fazem refletir sobre os exemplos humanos que provaram existir a antítese da maldade e maledicência. Mas por hora me ocorre um exemplo bem brasileiro, essencialmente carioca, cuja obra e história tive a oportunidade de conhecer.

Há alguns anos, passou pela cidade do Rio de Janeiro um andarilho que o povo carinhosamente apelidou de PROFETA GENTILEZA. Esse cidadão anunciava a BOA NOVA, pregava a PAZ, o PERDÃO, o AMOR ENTRE AS PESSOAS.

Era um pequeno empresário do setor de transportes. Durante um dos maiores incêndios da história circense em todo o mundo, onde morreram mais de 500 pessoas (a maioria crianças), ele abandonou TUDO O QUE TINHA e seguiu para Niterói, onde plantou Uma Horta e Flores sobre as cinzas do circo, morando lá 04 anos para consolar os parentes das vítimas.

Os pilares do Viaduto do Caju (Do cemitério do Caju até a Rodoviária Novo Rio), num total de 56 pilastras, no Centro do Rio, são REPLETOS de suas frases de AMOR E CARINHO, pintadas à mão, com pincel. Sua principal frase:

"- GENTILEZA GERA GENTILEZA."

Um comportamento a ser seguido. Uma história a ser repassada de pai pra filho. Uma gentileza que o universo colocou tão próximo de nós, para que possamos multiplicar em exemplos. Afinal, ser gentil não é apenas uma virtude, mas um exercício de cidadania e fé nos homens.



Nenhum comentário:

Postar um comentário