Traduzir esta página

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Crônicas da vida real: A ORIGEM DA FÉ


Estava uma senhora de pouco mais de 80 anos na calçada de sua residência, vassoura na mão, a conversar sobre Deus com uma pessoa mais jovem.

Bem próximo a elas, de dentro de um carro estacionado de vidros abertos (talvez por conta do calor , quiçá pela incredulidade), um senhor de 1/2 idade, ouvia atentamente a conversa.

Falava ela sobre as maravilhas de se ter Deus em nossas vidas, em nossos corações. Sobre as conquistas que alcançou pela fé e sob a proteção e os olhos de Deus. Sobre sentir Jesus diariamente ao seu lado e a constante presença do Pai Celestial em sua vida.

Falava também sobre as batalhas e conquistas dos filhos, sobre as bênçãos dos netos, sobre os genros e noras tão extraordinários. Como poderia ela, uma simples cabeleireira, mãe de 06 filhos, órfã de marido, ter conquistado tantas graças senão pela MÃO DE DEUS!?!?

De repente, foram interpeladas pelo ouvinte, ante a seguinte e incrédula indagação:

- Onde está esse seu Deus? Esse Deus que vocês tanto falam? Você já viu essa MÃO DE DEUS que vocês veneram!? Por acaso já sentiu o toque ou a textura da Mão de Deus?

Parcimoniosamente a Velha Senhora olhou-o nos olhos e respirou fundo. Buscava dentro de si uma diretriz: Responder, declinar o diálogo ou ignorar a interferência abrupta e incrédula.

Em seus tantos anos de vida já presenciara pessoas defendendo seu "Deus pessoal", sua religião preferencial, um Cristo que ainda não veio, as preferências ao Velho Testamento em detrimento do Novo, a negação de Maria e tantas outras coisas que lhe feriam os ouvidos, mas não lhe afetavam a cristandade, nem a fé, nem a inabalável crença em um DEUS ÚNICO, porém de todos.

Não se conteve; e suavemente retrucou:

"Meu querido:

Você vê o ar que você respira? Ou você apenas o sente e sobrevive porque tem certeza que o está respirando?

Você enxerga o vento? A brisa que lhe acaricia o rosto ou a tormenta que arranca árvores? Ou apenas sente a sua presença ou presencia a sua passagem?

Você pode tocar seus sonhos? Ou apenas acredita que pode torná-los algo concreto!?

Você vê os seus pensamentos? Ou apenas tem certeza que eles estão dentro de você, sejam eles bons ou maus presságios ou o fruto da sua consciência!?

Você já viu o amor!? Ou apenas acredita que o que você sente é real, palpável e justificável para mergulhar de cabeça!?

Você enxerga o cheiro das coisas? Ou você simplesmente sente e se agrada ou desagrada!?

Você pode ver o som, os ruídos, os barulhos, as vozes? Ou você apenas ouve o barulho da chuva, do vento nas árvores, dos pássaros e dos animais, e acredita e os admira!? Ou você é daqueles que prende pássaros pra ENXERGAR seu cântico diário!?!?

Você vê a dor? ou simplesmente a sente e a combate ardorosamente? A dor do corpo, a dor da alma, a dor dos sentimentos? Você as vê ou você convive com elas!?

Pois assim também é o Deus da minha vida. Eu não posso vê-lo, mas eu posso senti-lo e quase posso tocá-lo. Eu sinto diariamente a textura d'Ele. O perfume das flores sintetiza um cheiro de Deus!  As cores das aves traduzem uma coloração de Deus! As variações e os relevos das paisagens simulam um contorno de Deus! Os gostos das frutas me exprimem sabores de Deus. E todas essas maravilhas da natureza que nos cerca, que Eu posso tocar com graça e fé, me revelam a textura das mãos de Deus".


Diante de tantas constatações e indagações o jovem senhor se calou e se pôs a refletir. Nenhuma outra palavra precisou ser dita naquele momento.

E assim deve ser a presença de Deus em nossas vidas. É dessa força que vem a minha crença no Altíssimo. Dessa jovem senhora de mais de 8) anos que me ensinou as pequenas coisas sobre a fé. Essa pequena grande senhora: MINHA MÃE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário