Traduzir esta página

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

ENEM 2015


O ENEM 2015 deixou suas marcas inconfundíveis, como garra de urso em cerne de madeira!

As Ciências Humanas pareciam complicadas pro pessoal de Exatas (e vice versa)! Me perguntei como os jovens encaram as questões de CONTABILIDADE durante o ENEM, mas soube que as Ciências Humanas não abrangem as questões contábeis para os jovens! Como eles, então prestes a definir uma profissão, uma carreira, seu futuro, não precisam opinar sobre ativos, passivos, receitas, despesas e patrimônio!? Enfim, não vem ao caso! Eu nunca precisei opinar sobre (.....)!? Pensando bem, eu sempre tive que opinar sobre tudo, respeitando a influência de suas particularidades em minhas curiosidades!

As ciências da Natureza pareceram a Grande Vilã do final de semana!! Pesadas em subjetividades, as questões podem crucificar quem se acovardou ou premiar quem se preparou (ou é privilegiado)!

O Bicho Papão do domingo não carece de aprofundamento temático!! O conjunto MATEMÁTICA/LINGUAGENS/REDAÇÃO assusta até os professores mais bem preparados (de história, geografia, sociologia, psicologia, biologia, entre outras)!

O tema da VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER foi brilhantemente escolhido pela equipe do ENEM! Entre tantos temas, entre tantas questões relevantes, tantos desvios de caráter da sociedade moderna, fazer com que 7.000.000 de estudantes reflitam sobre a violência contra a mulher talvez tenha sido a MELHOR entre todas as ações de proteção da integridade feminina! Uma reflexão em massa muda o pensamento comunitário, ou impele o inconsciente coletivo e se questionar sobre o tema!

O inglês e o espanhol garantiram 05 pontos pra quem se dedica e se preocupa, desde antes de procurar uma profissão, a ter uma interpretação mais poliglota de seu futuro profissional. Quem se mira na singularidade de sua língua pátria pra projetar seu futuro não percebe que uma visão mais globalizada requer o domínio de mais línguas e linguagens!

Por fim, percebo que os meus se esmeraram! Usaram cada minuto, cada segundo do tempo que os desafiou durante dois árduos e exíguos dias! A ponto de assinar a pauta da sala (sim, os 03 últimos candidatos a entregar as provas assinam a pauta da sala com os coordenadores)! Resultados? Eu não sei ainda!! Mas percebo que, como milhares de pais pelo país, ajudei a forjar GUERREIROS, felizes e focados!

Percebi inúmeras virtudes e incertezas no semblante de cada jovem com os quais cruzei pelas escadas dos dois colégios que entrei: Medo, impaciência, incerteza, insegurança, hombridade, tenacidade, Gana, confiança, indiferença, soberba!

Que nossos jovens sejam privilegiados pelo conjunto de suas virtudes, e que tenham superado a feia face da provação indiscriminadamente discriminatória das quotas! Que nossos jovens sejam Gigantes, como a própria natureza!

Nenhum comentário:

Postar um comentário