Traduzir esta página

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Crônicas da vida real: OBSERVANDO ESTRELAS


Eu olhava atentamente para o céu.

Não entendia porque as estrelas que eu contemplara durante meus primeiros anos, nas claras noites de lua, não eram visíveis à luz do dia. Atualmente meu tempo de vê-las se restringia às minhas caminhadas matinais, quando não estão visíveis.

Também não entendia porque o céu é sempre igual visto da minha cidadezinha natal, ainda que a Terra gire apressada em torno do Astro Rei. Imaginava que talvez, durante o dia, o céu fosse completamente diferente do céu à noite. E que, por isso, nós humanos tivéssemos contemplado nada além que metade do firmamento.

Recordei tempo de criança, ao lado da primeira Gioconda. Campo de grama, olhando o céu pela manhã. Falando sobre sonhos, sobre o futuro. Não sobre os astros, mas sobre ser um deles.

Enquanto eu divagava sobre essa dicotomia que afastei de meus pensamentos na maturidade, uma jovem parou e me observou atentamente. Parecia não se conter. Ela se posicionou ao meu lado, com a distância de quem queria tirar uma dúvida, e balbuciou:

- Desculpe perguntar, mas você está olhando em qual direção? Que tipos de astros te agradam? Quais tipos de constelações? Ou apenas coadjuvantes, como estrelas cadentes, meteoros, meteoritos, etc.

Assustado pela interrogação, eu retruquei:


- Como você pode saber que estou olhando estrelas, constelações, astros, se agora apenas o Sol nos é visível?


Ao que ela respondeu:

- Não se trata DO QUE os nossos olhos veem, mas, sim, sobre o que os nossos olhos sentem e transmitem aos nossos corações. Mesmo de olhos abertos podemos ver as constelações que habitam conscientemente o nosso inconsciente. E de olhos fechados podemos ver as estrelas além do Sol. E fechamos os olhos pra pedir, conscientes, o que alguém inconsciente nos ensinou sobre estrelas cadentes. Nossos sonhos se misturam com nossas estrelas.Olhei-a fixamente por alguns segundos, e respondi:

- De fato, Eu gosto mais das estrelas cadentes e dos tantos sonhos que depositei em suas caudas durante minha vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário