Traduzir esta página

segunda-feira, 11 de março de 2013

Aprendendo a dizer: "EU TE AMO"




Dizer EU TE AMO deveria ser tão cirúrgico quanto é matemático. Perfeito, irrefutável, imutável. Um sentimento onde a equação "Um mais Um“ é sempre igual a Dois e seus dois componentes sempre os mesmos.

Amar alguém é como se preparar BEM pro vestibular. Com desejos de classificação acima da aprovação. Aprender a amar é como matéria de 1º grau. Simples pra uns, complexo pra outros. Mas os conceitos são incorporados com o tempo. Com persistência, com dedicação, com estudos e com aprendizado.

Parece simples assim: Bom de HISTÓRIA pra iniciar e prolongar o papo; bom de PORTUGUÊS pra chamar atenção e escrever coisas verdadeiras. Muita (atração) FÍSICA; Muita QUÍMICA, pra grudar os átomos; e BIOLOGIA, pra saber como tocar. GEOGRAFIA, pra saber onde tocar; MATEMÁTICA, pra desvendar senos e cossenos; PSICOLOGIA, pra compreender desejos. INGLÊS, pras palavras obscenamente doces. E quanto mais se souber, mais se deve demonstrar! Sem medo de ser eloquente, abusado ou folgado. Não há "NERD" ou "CDF" no amor. Não se nasce sabendo amar: Aprende-se. E os erros nem sempre reprovam, mas ensinam.

Tal como é, o básico é essencial pra conquistar, mas talvez pouco pra manter. Seria necessário mais pra torná-lo eterno?

Talvez um pouco de MEDICINA? Pra amar de forma homeopática. Manipular sentimentos de forma magistral. Operar na vida de alguém como um milagre. Receitar sonhos e não errar diagnósticos. E saber dosar a vida a dois. Ou um pouco de GEOLOGIA? Pra conhecer as reservas, as riquezas, as fortunas do outro. Explorar de forma comedida; de forma harmoniosa; em sintonia com a sua natureza. Sem agredir o seu meio ou o seu ambiente inteiro.

Quiçá um pouco de ZOOLOGIA? Mulher “vira bicho” quando muda de humor. Loba ou cordeiro, raposa ou lebre, Leoa ou gata. E outros bichos também, que só na intimidade nos permitamos revelar. Importante a ENGENHARIA, pra ter estrutura e construir uma relação sólida e resistente. Mas não precisa ser DOUTOR, basta amar DIREITO.

Não, acho que não é nada disso!

O amor vai lhe pedir matéria, substância, conteúdo. E vai lhe passar “dever de casa”, diariamente. Não vai lhe pedir vivência, pois um “EU TE AMO” não requer currículo, nem experiência prévia. Apenas vontade de aprender, juntos. Mas certamente um amor verdadeiro lhe pediria: - Por favor! Não escreva "EU TE AMO" no caderno de outro alguém!

3 comentários:

  1. "não importa o que somos, nem tão pouco em que nos formamos mais quando a "pena"percorre o papel sem cor, sem teor e sabor, transforma- o em vida de sonhos e realidades na magia das palavras " . Belo poema Mozart

    ResponderExcluir