Traduzir esta página

segunda-feira, 22 de abril de 2013

A LONGA JORNADA DA VIDA (uma estrada, um prato, um leão, um lago e um muro).


Te convido a dar um passeio dentro de si mesmo, refletindo sobre cinco diferentes situações inusitadas (memorize as suas), aparentemente desconectadas entre si: Uma estrada, um prato, um leão, um lago e um muro.


  1. A ESTRADA: Imagine-se caminhando numa estrada e mentalize como ela é: Reta, tortuosa, curta, longa, sem fim, tranquila, movimentada? Qual sua reação diante dessa ESTRADA?
  2. O PRATO: Em sua caminhada pela ESTRADA você se depara com um PRATO. Como é esse prato: Limpo, sujo, inteiro, quebrado, claro, escuro, cheio? Qual sua reação diante desse PRATO?
  3. O LEÃO: Mais adiante você enxerga um LEÃO na estrada. Como você imagina esse leão: Manso, calmo, domesticado, selvagem? Qual sua reação diante desse LEÃO?
  4. O LAGO: De repente, abre-se uma clareira na estrada e você se depara com um LAGO. Como você o imagina: Límpido, turvo, transparente, revolto, calmo? Qual sua reação diante desse LAGO?
  5. O MURO: Um tanto mais adiante você encontra um MURO. Como é esse muro: Alto, baixo, transponível, intransponível, claro, escuro? Qual sua reação diante desse MURO?
As cinco visões que lhe convidei para refletir podem ter os seguintes significados:
  1. A ESTRADA é sua vida, sua caminhada. Às vezes tortuosa, às vezes sem visão de futuro ou da linha de chegada. Às vezes tranquila e outras movimentada demais. As pessoas que trafegam na sua estrada são aquelas que você convidou para estar lá, sendo elas boas ou más companhias. Muitas vezes nossa reação na estrada da vida é de parar ou de retroceder. Mas é necessária a consciência de que a caminhada é sempre pra frente, mesmo quando parece impossível mudar o passo.
  2. O PRATO é a nossa consciência e nosso comportamento. Às vezes somos pratos limpos, outras vezes nos sentimos sujos. Às vezes pratos cheios e outras pratos vazios, com diferentes sensações de saciedade e de fome de viver.
  3. O LEÃO é o conjunto das nossas incertezas, dos nossos medos. A forma como encaramos a vida, as dificuldades e os obstáculos. Uns vêem, nos problemas, leões ferozes; outros vêem pequenos felinos cuja cabeça se afaga com sua aquiescência.
  4. O LAGO é a representação de nossas relações. A forma como encaramos nossos relacionamentos. Se a água é turva, mal sinal. Se é límpida, ótimo prenúncio. Se caminhamos ao largo: sinal de superficialidade; se mergulhamos: sinal de devoção e cumplicidade.
  5. O MURO: É a forma como enxergamos a Vida Eterna, ou a simples passagem desda vida para a eternidade. Muitos vêem pequenas muretas ou portas enormes diante de sua estrada, sinalizando um desapego material para uma passagem singela. Outros vêem muros sem fim.
Na jornada da vida conhecemos pessoas que nos deixam marcadas. Pessoas que, independente do espaço de tempo e de contato, farão diferença em toda a nossa existência. Aquelas que, conjurando o acaso, se permitem conviver mais profundamente.

Pessoas como pratos limpos, que nos dão a sensação de fome saciada e alimento bom pra alma. Pessoas como felinos, que nos dão a sensação de mansidão e carinho, independente do seu tamanho. Pessoas como lagos límpidos, cujas águas nos convidam pra um mergulho de cabeça. Pessoas como portas, que nos dão a certeza que passar dessa vida para a outra, será o prêmio por ter vivido intensamente lado a lado.

São essas pessoas que devemos convidar a pisar o chão de nossas estradas e permitir-lhes desfilar com graça, retirando os cascalhos e obstáculos que se opuserem a uma caminhada suave e constante.





2 comentários:

  1. oi meu nome é karol, bom eu estava num relacionamento porem ao pastor horar por mim ele disse que havia um prato em minha vida e que ele traria problemas futuros, ele disse que prato se tratava de um namoro e me perguntou se eu estava namorando eu disseque sim há uns 6 meses, bom larguei do rapas e poxa eu gosto muito dele mas só fiz isso pq me dissera ser o melhor, tem como me explicar o que o pastor quis dizer o que é um proto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa Ká Alves, me perdoe não ter visto seu comentário antes. Por algum motivo o BLOG não me notificou. Apesar de já terem se passado 03 meses desde a sua pergunta, faço questão de responder. E espero, apesar do tempo decorrido, contribuir para diminuir eventual angústia ou dissabor seu.

      Vou repetir o que eu escrevi no texto original: O PRATO é a nossa consciência e nosso comportamento. Às vezes somos pratos limpos, outras vezes nos sentimos sujos. Às vezes pratos cheios e outras pratos vazios, com diferentes sensações de saciedade e de fome de viver.

      Pense no prato como sua a CONSCIÊNCIA e o seu COMPORTAMENTO. O prato é o utensílio que usamos pra colocar nossas refeições, alojando o alimento do nosso corpo. Nas ceias eucarísticas, o pão nos é distribuído em recipientes equivalentes e, portanto, o prato também pode ser simbolicamente um veículo de condução do alimento da alma.

      Devemos ter a consciência tranquila e um comportamento cristão quando nos envolvemos num RELACIONAMENTO. Devemos ser transparentes e jogar limpo com nosso parceiro. Pense na expressão "PRATOS LIMPOS", que usamos para dizer algo do tipo "sejamos transparentes" ou "falemos a verdade". Bom, agora se imagine recebendo suas refeições em um PRATO SUJO ou um PRATO QUEBRADO!? Não seria uma coisa boa.

      Talvez seu pastor tenha tentado te alertar que aquele não era um bom relacionamento para você. Que não ALIMENTARIA seu coração e seu espírito da forma como você pretendia (ou merece).

      Por outro lado, o PRATO é o recipiente onde se alimenta APENAS UMA PESSOA. Então, um prato também simboliza a FIDELIDADE. Apenas você se serve do AMOR de outra pessoa.

      Assim, talvez o seu Pastor tenha tentado te alertar que você deveria apenas ter certeza que aquele rapaz era, de fato, o PRATO onde você se serviria para o resto da sua vida. E vice-versa, não permitindo que outras pessoas se sentassem à mesa da vida de vocês.

      Eu não sei qual é a sua idade, mas as decisões que tomamos em nossas vidas precisam ser fundamentadas em dois alicerces: EMOÇÃO E RAZÃO. Quando tomamos decisões com base na EMOÇÃO sofremos mais. Quando tomamos decisões com base na RAZÃO sofremos menos. Mas o ideal é equilibrar as duas coisas.

      Não posso interferir na visão do seu Pastor, afinal ele é seu orientador espiritual e, como tal, tem formação científica e teológica para interpretar a conversa que vocês tiveram.

      De qualquer forma, busque sempre uma linguagem DIRETA E OBJETIVA com seu orientador espiritual. Sempre que você não entender o significado de qualquer palavra ou expressão, busque o esclarecimento ainda durante a conversa, a confissão ou a orientação.

      Jesus falava sempre por parábolas, que é uma linguagem conotativa e indireta, porém nem todas as pessoas compreendiam o sentido e o objetivo daquelas histórias.

      Beijo grande e muitas, muitas felicidades na sua vida e nas suas escolhas.

      Excluir