Traduzir esta página

segunda-feira, 28 de julho de 2014

QUEM INVENTOU A PIPOCA?



Uma pergunta me fascina e desafia há muitos anos: QUEM INVENTOU A PIPOCA!?

Talvez não exatamente o inventor, mas a casualidade de sua descoberta!! Pois quem, em sã consciência, colocaria milhos no fogo pra vivarem deliciosos e alvos flocos de amido!

Pra mim, a explicação mais lógica seria bem simples: INCÊNDIO NO MILHARAL. Uma fogueira em local inadequado, um raio incendiário e pronto. Estabeleceu-se um fogo descontrolado que se alastrou pela palha seca dos pés de milho e, consumindo as espigas em ponto de colheita, fez seus belos grãos espoucarem em sinfonia de tiros de guerra.

Vendo aqueles flocos espalhados no entorno do que antes era um celeiro de alimentos, os habitantes locais se encantaram com a leveza, a beleza e o sabor daquela iguaria. Como seria possível que um grão tão duro, resistente e consistente pudesse guardar dentro de si, ferrolhado por uma casca densa, uma "pluma" de volume bem maior que seu invólucro, peso menor, cor intensamente branca e sabor tão diferenciado? Um presente do céu, certamente.

Mas (...) pipocas me fazem refletir sobre pessoas.

Engraçado como existem seres humanos como grãos de milho secos e outros como pipocas!!! Uns duros, fechados, frios e sem sabor e outros leves, suaves, cheios de sabor e calor!

Não estou sugerindo que você se exponha a altas temperaturas. Ou mesmo que venha a se testar no azeite quente. Mas se tiver que explodir algum dia, que seja pra mostrar que, por dentro, você tem um conteúdo bem mais interessante que uma pipoca.

E se não for assim, que se "expluda" quem quer apenas sua brancura de pipoca e não sua coragem tostada dentro do fogo, suas peripécias chinesas de se virar do avesso e seu sabor bronzeado da piruá sobrevivente na travessa!!

Ainda assim, ouso perguntar: O FOGO QUE LHE QUEIMA, CONSOME E FAZ ARDER, TEM SIDO SUFICIENTE PRA QUE VOCÊ CONSIGA SE MOSTRAR POR DENTRO!?


CURIOSIDADES:

Os primeiros europeus que chegaram ao continente americano descreveram a pipoca, desconhecida para eles, como um salgado à base de milho usado pelos índios tanto como alimento quanto como enfeite para o cabelo. Sementes de milho usadas para fazer pipoca foram encontradas por arqueólogos não só no Peru, como também no atual Estado de Utah, nos Estados Unidos, o que sugere que ela fazia parte da alimentação de vários povos americanos. Sabe-se, porém, que inicialmente os índios preparavam a pipoca com a espiga inteira sobre o fogo. Depois, eles passaram a colocar só os grãos sobre as brasas, até passarem a cozinhar o milho numa panela de barro com areia quente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário