Traduzir esta página

segunda-feira, 14 de julho de 2014

UMA PAIXÃO INABALÁVEL



Aquele dia eu não soube o que fazer. Não soube o que dizer pros meus filhos, aos quais não consegui ensinar a amar o futebol. Na tentativa de não lhes permitir torcer por times que eu desgostasse, deixei se perder a fascinação por esse esporte exuberante.

Não soube o que dizer pra minha esposa. Não pelo fato de ter demonstrado maior amor pelo futebol do que meu amor por ela (tantas vezes). Tantas reações inexplicáveis, tanto mau humor, tanta grosseria, tantas falhas minhas por não aceitar as falhas do futebol.

Aquele dia eu não soube pra onde telefonar. Meu pai não está mais entre nós (não posso agradecê-lo). De todos os meus tios, resta apenas um em vida, maravilhosamente cruzeirense e meus primos mais irmãos são cruzeirenses. Meus sobrinhos que amam o futebol não são atleticanos.

Eu nunca sofri pelos meus filhos, minha esposa, minha família. Todos sempre me deram apenas alegrias. Todos os sofrimentos que marcaram minha vida vieram da minha paixão pelo CLUBE ATLÉTICO MINEIRO (mas as maiores alegrias do esporte também).

Aquele dia Eu apenas fechei o meu coração, porque a vontade era de levantar flâmulas e desfraldar bandeiras. Ficou preso na garganta um grito que não pôde ser ecoado. Mas a paixão é eterna e chegar até onde chegamos foi maravilhoso.

Mas não tive esse mesmo sentimento aflorando durante a COPA DO MUNDO. Não sofri tanto pelo meu País. Lá, no Mundial de 2013, como aqui, na Copa de 2014, venceram os Alemães. Venceram os melhores, os mais bem preparados, os mais trabalhadores, os mais sofridos, os campeões de dois pós-guerra. Um país que com apenas 61% do território de Minas Gerais se mantém como 4a potencia da economia mundial.

Naquele dia faltou humildade e planejamento ao meu TIME. Nesta copa faltou humildade e planejamento à SELEÇÃO. Sobrou empáfia, apatia, ironia e marketing, mas faltou infraetrutura e respeito aos anseios dos cidadãos brasileiros. Sobrou críticas à execução da COPA, mas faltou participação na definição do País Sede. Faltou acompanhamento das obras e sobrou faturamentos no mínimo inescrupulosos.

Que nos sirva de lição: Que sejamos novamente campeões no futebol depois de nos tornarmos campeões como Pátria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário