Traduzir esta página

quinta-feira, 26 de abril de 2012

CAMARÃO  EMBORRACHADO ?  (NUNCA MAIS)





     Perguntaram-me como fazer para que o Camarão não fique “borrachudo” na preparação da moqueca.
Cada fruto do mar tem um "tempo de cozimento" diferente, mas é comum as pessoas os prepararem de forma idêntica. Especificamente os camarões têm "mania" de ficarem "emborrachados" (ou simplesmente duro). Há pelo menos dois segredos nesse processo (não cumulativos):

a) Refogar rapidamente os camarões (01 a 02 minutos) em óleo quente e resfriar também rapidamente, pra interromper o cozimento;

b) Agregar os camarões ao prato depois do molho pronto, fervente e em fogo alto. Isso fará com que eles cozinhem rapidamente e não percam a textura nem o sabor.

Respeitar o tempo de cozimento é essencial. 10 ou 15 minutos é tempo limite e deve obrigatoriamente ser observado, mesclado à questão do fogo alto e do molho fervilhando.

Note que o barro é um isolante término e, portanto, embora demore muito mais que as panelas comuns (ferro e alumínio) para ganhar fervura, depois de quente preserva altas temperaturas por MUITO MAIS TEMPO. Sinal que sua moqueca continuará "cozinhando" por cerca de 12/16 minutos depois que o fogo for desligado.

Por isso também, a moqueca deve ser preparada em porções que sejam consumidas integralmente, para ser servida fervilhando. Seu reaquecimento certamente deixará os camarões "borrachudos".

“Moquequeie” sem moderação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário