Traduzir esta página

segunda-feira, 10 de junho de 2013

O CORAÇÃO: Essa máquina de transformar emoções



O coração é o órgão responsável pelo bombeamento do sangue através de todo o organismo humano. Bate em média 110.000 
vezes por dia, bombeando cerca de 5 litros de sangue e transportando oxigênio e nutrientes às células que sustentam as atividades orgânicas.

Mas é simplista demais e engana-se aquele que aceita o CORAÇÃO como um simples MOTOR do sistema de BOMBEAMENTO DE SANGUE.

Ele (o coração) foi feito pra receber, interpretar, absorver, difundir e multiplicar emoções. É o nosso alquimista mais ilustre.

É ele que recebe o ódio, dá um banho de ternura e perdão e o transforma em afetividade. Recebe a indiferença, embala com fitas de sensibilidade e presenteia o indiferente com atenção. Recebe a simpatia e a amabilidade, dá um tratamento de compreensão e discernimento e transforma-as em amizade e fraternidade.

É o coração que transforma a arrogância e a vaidade em vergonha, mergulhando-as em gentileza e compaixão. Mistura a resignação com a competência, leva ao forno da coragem e fabrica tijolos de tenacidade, edificando uma estrada de perseverança.

É no coração que os olhos preservam as visões mais belas de quem amamos, impedindo que o tempo lhes roube a vivacidade e a venustidade. Sim, Ele bombeia o sangue. Mas acima de tudo ele bombardeia sentimentos e emoções, a transforma vidas com suas rajadas de humanidade.

Meu coração vai assim, transformando e sendo transformado. E nesse ofício de alquimista, onde é aprendiz e confrade, meu coração segue otimista, bombeando felicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário