Traduzir esta página

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

ROCK AND ROLL - Essa exagerada harmonia que encanta gerações.


No inglês “ROCK” é Pedra e “ROLL” é Cilindro. “TO ROCK” é balançar, embalar, chacoalhar, agitar e “TO ROLL” é girar, rolar, envolver, enrolar. E “ROCKING” é Balançando e “ROLLING” é Rolando. Daí já se pode imaginar o que surgiria da junção desses dois vocábulos, ou o que viria a significar a expressão por eles composta!?


Rocking and Rolling tem uma conotação histórica de “balancando e dançando”, ou simplesmente descreve os movimentos de quem faz amor, tal como um navio continuamente acariciado pelas ondas de um mar bravio.

Mas como as pedras não têm vida, se elas balançam algo de extraordinário está para acontecer. Quando as pedras balançam, o planeta terra anuncia alguma mudança em sua estrutura, em sua formação, em sua vida. Assim, ROCK N’ ROLL também descreveria um movimento de vida da Nave Mãe, através de seus tripulantes.

O Rock and Roll tem uma base extremamente eclética de estilos e sonoridades, como o Folk, Gospel, POP Music e Big Bands. Porém com influências sólida do Rhythm and Blues (RB), tais como Blues, Jazz e Boogie Woogie. “O Rock and Roll é um rio musical que tem absorvido muitos riachos” (Alan Freed). 

Antes do rock and roll, a música foi categorizada por: raça, nacionalidade, localização, estilo, instrumentação, técnicas vocais e mesmo religião. Mas essa inconfundível fusão de estilos e singularidade de instrumentos quebrou os grilhões que acorrentavam as melodias e descravizou milhões de inspirações loucas, que fizeram com que a música nunca mais fosse (ou pudesse ser) categorizada ou definida com requintes de homofobia.

Porque ROCK N’ ROLL é emoção injetável. É pura energia que percorre o corpo como adrenalina, sacudindo cada espaço vivo de nossa estrutura, fazendo balançar cada molécula. 

Mais que um mero conjunto de acordes, é uma avalanche de instrumentos que não se confundem e que não agridem.

Um sopro divino no coração da gente, que às vezes emociona e outras agita. Mas é da sua essência que nos faça querer ouvir novamente. ROCK N’ ROLL é VIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário