Traduzir esta página

segunda-feira, 17 de março de 2014

DO QUE É FEITA A SAUDADE !?!?

 

SAUDADE: Um sentimento que há muito se procura explicar. Diz-se provir do latim "SOLITÁTE" (SOLIDÃO). Porém, saudade não é solidão. Solidão é se sentir só, mesmo que acompanhado. Mas a saudade faz com que nos sintamos acompanhados, mesmo que estando sós.

Diz-se dela:

"A saudade é a MELANCOLIA causada pela lembrança; ela é a MÁGOA que se sente pela ausência, distânciadesaparecimento, falta ou privação de pessoas, coisas, estados, lugares, momentos ou ações".

Mas MELANCOLIA é depressão, infelicidade, pesar, abatimento. MÁGOA é angústia, dor, sofrimento.

Pois a SAUDADE, em hipótese alguma, se permite ser diagnosticada pro um sentimento único. Ela não se veste de um único tom. Pode haver melancolia nas lembranças, mas há também alegria, amor, sorrisos e bons fluidos. Pode até haver mágoa pela ausência ou distância, mas há também gratidão (pela presença, pelos ensinamentos e pelo carinho) e honradez (pelos exemplos, valores e princípios).

Diz-se que SAUDADE é uma palavra conhecido somente em português e em galego, tendo incitado a inspiração dos poetas por sua expressividade. Pois se é um sentimento humano por humanos, o que se sente pelas coisas, estados, lugares e ações é mais falta que saudade.

A Saudade foi feita pra ser sentida além da paixão, além da vontade de ocupar o mesmo espaço de outra pessoa. É algo de extraordinário da vivência humana, sensacional e maravilhoso.

Ela é um dos temperos do amor. E como todo tempero, deve ser usada na dose certa, pra não ocultar nem macular o sabor alucinante do "gostar de alguém".

Saudade de menos é como um prato insosso, limonada sem açúcar, goiabada sem queijo. Sente-se  a ausência de algo ao invés da ausência de alguém. Saudade demais é como comida salgada, cobertura sem bolo, perfume sem olfato. Sente-se tanta falta de alguém a ponto de perder a paixão por si mesmo.

Sentir saudade é ser feliz, ser alegre, ter esperanças. Guardar o relógio do tempo pra não fazer conta de dias ou anos. É estar sempre presente na memória de quem se ama e ter certeza que existe uma força, em sentido contrário, que minimiza a distância para quem te ama.

Pois que o âmago da SAUDADE (...) é amar alguém, de VERDADE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário