Traduzir esta página

sábado, 21 de abril de 2012


MOQUECA CAPIXABA DE CAMARÃO

Hoje é dia de Tiradentes e Tancredo Neves, dois belos exemplos de líderes em busca de novas fronteiras, liberdade e revoluções. Mas para um bom capixaba hoje também é dia de MOQUECA. Deixo aqui uma receita bem simples.

INGREDIENTES:

Camarão cinza médio (01 quilo limpo)
½ Limão
Sal a gosto
Pimenta-do-reino
Azeite
02 Cebolas
04 Tomate
Coentro a gosto
Colorau a gosto

TEMPERE O CAMARÃO
Limpar o camarão e temperar com limão, sal e pimenta-do-reino (o limão e a pimenta são dispensáveis, para quem tem intolerância ou acredita, como eu, que o limão pode afetar o sabor do camarão).

PREPARE O MOLHO
Aquecer bem a panela de barro e colocar o azeite. Acrescentar a cebola e deixar até quase dourar. Em seguida, colocar o tomate bem picadinho com semente e tudo, junto com o colorau. Acrescentar um pouco de sal e deixar o molho apurar.

Acrescente o camarão já temperado. Coloque rodelas de tomate por cima, para enfeitar e ajudar a apurar o prato. Acrescente o coentro picado por cima e deixe ferver por 10/15 minutos.







A moqueca é normalmente é acompanhado com arroz branco e pirão.

8 comentários:

  1. Parece delicioso ... Um dia me animo a fazer !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é porque fui eu quem fez, mas realmente ficou muito boa. Como eu disse antes, pra ser "capixaba" tem que saber "moquecar".

      Excluir
  2. E como fazer para o camarão não ficar borrachudo??

    ResponderExcluir
  3. Excelente pergunta. Cada fruto do mar tem um "tempo de cozimento" diferente, mas é comum as pessoas os prepararem de forma idêntica. Especificamente os camarões têm "mania" de ficarem "emborrachados" (ou simplesmente duro). Há dois segredos nesse processo:

    a) Refogar rapidamente os camarões (01 a 02 minutos) em óleo quente e resfriar também rapidamente, pra interromper o cozimento;
    b) Agregar os camarões ao prato depois do molho pronto, fervente e em fogo alto. Isso fará com que eles cozinhem rapidamente e não percam a textura nem o sabor.

    Respeitar o tempo de cozimento é essencial. 10 ou 15 minutos é tempo limite e deve obrigatoriamente ser observado, mesclado à questão do fogo alto e do molho fervilhando.

    Note que o barro é um isolante término e, portanto, embora demore muito mais que as panelas comuns (ferro e alumínio) para ganhar fervura, depois de quente preserva altas temperaturas por MUITO MAIS TEMPO. Sinal que sua muqueca continuará "cozinhando" por cerca de 12/16 minutos depois que o fogo for desligado.

    Por isso também, a moqueca deve ser preparada em porções que sejam consumidas integralmente, para ser servida fervilhando. Seu reaquecimento certamente deixará os camarões "borrachudos".

    ResponderExcluir
  4. Deu água na boca... as fotos ficaram ótimas, aumentando mais a vontade de preparar e saborear essa delícia... mas um pena eu não poder comer camarão :(

    ResponderExcluir
  5. Pena mesmo. Muitas pessoas são alérgicas a camarão. A própria sogra do meu filho não pode sentir nem o cheiro. Mas você sabe que a moqueca capixaba é bem diferente da moqueca baiana né Ana? Não leva azeite de dendê nem leite de coco.

    ResponderExcluir
  6. Não sabia não... rs. Não sou muito fã da comida baiana assim não... talvez pq em grande maioria dos pratos, o camarão está presente, e acho o dendê muito forte...

    ResponderExcluir