Traduzir esta página

segunda-feira, 30 de julho de 2012

 PEDRA, PAPEL, TESOURA (JAN-KEN-PÔ)




Certo dia eu ouvi a seguinte dúvida: “Não entendo a brincadeira Pedra x Papel x Tesoura. Entendo que a Pedra pode quebrar a Tesoura. Que a Tesoura pode cortar o Papel. Mas o que se passa quando o Papel embrulha a Pedra?” E uma voz lindamente ingênua ao meu lado disse: A Pedra morre sufocada (risos)!

Me intrigou aquela pergunta porque, tratando-se de um jogo secular no Japão, deveria haver uma ciência por detrás de sua estrutura e não meramente uma brincadeira de infância. Como o papel poderia ser mais fraco que a tesoura e mais forte que a pedra?

De fato, a Tesoura pode destruir o Papel e a Pedra pode destruir a Tesoura. E as únicas coisas que se destacam nas pedras são o explendor e as infinitas variações de suas cores e de suas formas. É a exposição à luz (seja do sol ou da lua) que as destaca na paisagem. Cobri-las significa ofuscar sua beleza e lhes tirar o brilho. Portanto, o Papel aniquila a Pedra.

Então, na sua textualidade, a ingênua brincadeira ressalta as propriedades aniquiladoras de três figuras singularmente díspares, estimulando a competitividade entre elas num circulo contínuo de sobrepujança. Onde ganhar ou perder depende exclusivamente da escolha de seus oponentes.

Mas minha singela reflexão me fez também perceber que, se queremos crescer e fazer diferença, as 03 figuras da brincadeira de infância devem assumir papéis maduros em nossa caminhada. Um homem deve moldar sua personalidade e seus valores, transmitir sua sabedoria e construir sua obra no bem.

Aprende assim, como na brincadeira, que é improvável ganhar sempre. Mas é possível competir e o resultado depende mais das nossas escolhas. E procure ser, na sua maturidade, a Tesoura que molda, o Papel que ensina e a Pedra que edifica.

4 comentários:

  1. Belo ensinamento, meu nobre Guru. Parabéns!!!!
    Abraços
    Andreas Hermann

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amigo Andreas. Que bom que você entendeu a metáfora. Pena que nem todo mundo conhece o jogo. :D

      Excluir
  2. Muito bom... Mas vou usar: "a pedra morre sufocada"... rsrsrs

    ResponderExcluir