Traduzir esta página

domingo, 1 de julho de 2012

PASTA DE BERINJELA 
(com bacalhau desfiado)



Ingredientes:
02 berinjelas médias
200 gramas de bacalhau desfiado
01 cebola grande
03 dentes de alho
01 colher de manteiga com ervas
Curry, azeite e sal (a gosto)

PREPARO PRÉVIO:
Deixe o bacalhau desfiado descongelar. Recorte as berinjelas em fatias longitudinais finas. Recorte em tiras estreitas (dedinhos), e reserve. Triture o alho e corte as cebolas em fatias irregulares. Minha preocupação não é o bacalhau e sim a berinjela (aqui temos algumas marcas de bacalhau desfiado empacotadas).

MODO DE PREPARO:
Numa frigideira à parte "frite" o bacalhau desfiado suavemente em manteiga ou azeite. Deixe dourar rapidamente.

Paralelamente, aqueça uma xícara de café de azeite e doure a cebola. Acrescente o alho para dourar junto à cebola. Acrescente a manteiga de ervas e o curry e misture bem.

Quando a cebola e o alho estiverem "estalando", abaixe o fogo e acrescente a berinjela. Mexa várias vezes, até a berinjela ser envolvida pelo molho e acrescente outra xícara de azeite. Vá mexendo, devagar, até sentir que a berinjela "cedeu" (amoleceu).

Deixe "cozinhar" durante uns 15/20 minutos, até sentir que a berinjela amoleceu e incorporou a cor do curry e o restante do molho. Acrescente o bacalhau e mexa suavemente, secando parcialmente a água e formando uma mistura pastosa, porém "com corpo".

Pode-se substituir o bacalhau por: frango desfiado, carne moída, tiras de filé, feijão amigo (tira-gosto de feijoada), tirinhas de camarão, pernil de porco, etc, etc, etc.

P.S.: Daqui para o BABAGANUSH é um "pulinho", embora sejam várias ingredientes adicionais. Mas eu não ousaria com tão pouco tempo neste final de semana.

Foto com feijão amigo, feita no último final de semana:




4 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigado amigo Andreas. Obrigado mesmo. Ficou uma delícia. :D

      Excluir
  2. noossaaaaaa arrasou nesta pasta heim!!!! Nunca tinha imaginado pasta de berinjela com bacalhau, novos sabores sempre é bom!!!!! Bjs "CHEF" :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficou uma delicia Priscila! Na verdade a berinjela combina com quase tudo, porque ela é um tanto insossa, e absorve o sabor de outros alimentos, ou o tempero que se colocar nela!!!

      Excluir