Traduzir esta página

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

SER PAI É.........





Já acordei de madrugada pra dar mamadeira e troquei frauda sem sentir nojo. Porque ser pai é tentar descobrir como ser mãe. Ensinei cada um deles a nadar, e a perder o medo de mergulhar em águas profundas quando se confia em alguém. Já dormi com todos eles no peito, porque calor de pai debela a febre e atrai os anjos. 

Já levantei ao alvorecer para ver o sol nascendo no Leme, pra que um filho tivesse visões diferentes do mundo, desde criança. Desmarquei reunião importante pra cumprir tarefa escolar, empinando pipa com outro filho em Camburi. Já sai de casa mais tarde e já cheguei mais cedo, porque o caçula precisava de mim. 

Já coloquei peixe no anzol escondido, pra que meus filhos descobrissem o prazer de pescar por si. Já desci pra correr descalço na enxurrada e pra tomar banho de chuva, porque ser pai é ser surpreendente e irreverente, sem deixar que notem o irresponsável. 

Já regozijei pela conquista de um vestibular, mas também morri junto por uma reprovação. Porque ser pai é sorrir sempre, mas chorar junto quando for necessário. 

Já fiz gol de placa, cesta de 03 pontos, mergulho de barriga, prato predileto. Porque ser pai é ser eclético. Já mandei torpedo no meio do dia, pelo simples prazer de dizer: “Papai ama vocês”. 

Ser pai é ofício de ourives, que junta grãos de ouro pra transformar em jóia rara. Que lapida o diamante para que ele brilhe e se valorize. Ser pai é trabalhar mais que o necessário, por duvidar da própria capacidade ante o medo de que algo falte pros filhos (ingenuamente deixando escapar que o que realmente lhes falta somos nós mesmos). 

Ser pai é tentar fazer de um filho alguém melhor que a si mesmo.


(Autor: Mozart Boaventura)

6 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigado Claudinha. Não sei se você chegou a conhecer os meninos na minha época de PwC. Mas eles estão enormes agora. Maior orgulho do "paizão".

      Excluir
  2. Respostas
    1. Não precisava chorar né Doutora Iara. Mas obrigado por dizer. Sinal que minhas palavras continuam "fazendo efeito". Beijos.

      Excluir
  3. Tentei adicioná-lo pelo Facebook para fazer um elogio referente aos seus textos, então faço-o por aqui: PARABÉNS!

    Acabei achando o seu blog por conta desse texto, e lendo outras poesias vi que você realmente tem muito talento com as palavras. Continue com o bom trabalho.

    Douglas Vieira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Douglas: Obrigado pelo comentários sinceros e elogiosos. Fico realmente feliz que meus textos estejam tocando pessoas. Continue lendo. Estou sempre escrevendo.

      Excluir