Traduzir esta página

segunda-feira, 11 de junho de 2012

AMOR, SAUDADE E LÁGRIMAS (Tudo pelo que chorei)



Eu soube que você chorou. Não se conteve ante o inevitável segundo do “até logo” pro seu amor, no dia em que completaram um ano de namoro. Chorou porque chorar é humano. É emoção de quem ama e se prepara pra sentir saudades. Chorou porque tem vida. E se permitiu coexistir com duas delas, compartilhando tudo de bom que tem em si com outra pessoa. 


Se eu já chorei filho? Nossa, e como chorei. 





Chorei quando meu bicho de estimação sumiu. Mas tive a oportunidade de sorrir quando o encontramos. Sensacional como eles correspondem os bons sentimentos que lhes passamos. Não sei dizer se sentem saudade, mas a forma como se alegram na nossa presença é nítido sinal que sentiram nossa falta. 


Chorei quando meu time perdeu ou quando não foi campeão. Porque me parecia o melhor de todos os times. Mas eu sorri muitas vezes por ele sempre existir. Quantas vezes eu bati no peito e declamei meu amor por Ele do sofá de casa ou da mesa de um bar. Eu nunca ouvi do Gramado pra Arquibancada a expressão “Eu te amo torcedor”, mas me contentei em seguir amando. 

Chorei quando amigos partiram, ante a irrefutável certeza de não mais vê-los. Chorei até antes de partirem, porque pressenti que alguém estava indo. E de fato um grande amigo se foi naquele dia. Chorei também quando meu pai se foi. Tentei conter as lágrimas, mas era inevitável. E dessa pessoa, sim, eu sinto Muita Saudade. Saudades das coisas que fizemos juntos e daquelas que não fizemos. 

Chorei de alegria no altar de uma Igreja, porque uma mulher especial me disse SIM, olhando no fundo dos meus olhos, diante de Deus e dos Homens. Chorei quando ela nos deu Você, e de novo pelos seus irmãos. Chorei pela simples alegria de ganhar um presente Divino. Por reconhecer que eu tinha o dom da criação, de fazer alguém à imagem e semelhança minha e dela. 


Chorei por não ter sido reconhecido. Porque o meu projeto de vida pareceu tão pequeno diante dos outros. E passou despercebido porque não era “relevante”. Chorei diante da televisão e já saí de cinema com os olhos empapuçados, vendo os filmes que nos fazem querer um romance Hollywoodiano. 


Chorei por ver alguém chorar. Porque às vezes a dor de outro machuca demais a gente. Dói na carne e na alma, e não se pode ajudar; não há uma forma de se conter a dor. E quando alguém que amamos sofre, sofremos junto. 

Já chorei de ódio e chorei de tristeza. Mas desses dois eu me arrependo e voltaria atrás se pudesse. Recolheria as lágrimas e os sentimentos e os guardaria numa caixinha de sapatos, no fundo de uma gaveta ou no canto de um armário. Pra que nunca me lembrasse de que esses choros precipitaram. 

Seu eu chorei por amor? Muito mais do que todas as outras vezes juntas. E nem todas as lágrimas valeram a pena. Mas eu também chorei por saudades. Chorei antes e depois de ir, e sempre por poder voltar. Porque só se sente saudades do que realmente vale a pena. 

Amor e saudades não andam juntos, sempre. Porque o amor pode ser unilateral e não ser correspondido. De amor não correspondido não se sente saudades, porque Ela é a essência de um amor verdadeiro. É a tradução da maior pureza de se querer alguém. Só se sente saudade daquilo que já é. De algo que realmente faz a gente querer vencer, ser grande, não partir, voltar, estar sempre junto. 

Chorar por amor ora é maldade e tristeza, hora é vontade e beleza. Chorar de saudade é certeza.

2 comentários:

  1. Muito Lindo.... ADOREIIIII

    o AMOR ESTA NO AR.....ah o amor.. e a saudade sempre de mãos dadas...

    Abç....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Lais. Obrigado por comentar. De fato, quando eu soube que meu filho chorado ao se despedir da namorada ou fiquei emocionado. E comecei das tantas vezes que chorei na vida. De alegria, de tristeza, de raiva, de pura emoção. E o final foi esse texto aqui, que eu particularmente gosto muito. Espero que esteja tudo bem contigo e sua família,e que o frio não castigue demais vocês aí nesse "interiorrrrrrzão". rsrsrs

      Excluir