Traduzir esta página

domingo, 10 de junho de 2012

PÉS-DE-MOLEQUE DE MACADÂMIA (E outras iguarias)
Da esquerda para a direita, de cima para baixo: Palha italiana de macadâmia, tomates secos temperados, mostarda Dijon, pés-de-moleque de macadâmia, torresmo prensado, manteiga de ervas, provolone de búfala, bala de coco recheada, mussarela de búfala, linguiçinha curada, temperos: limão com ervas finas, zattar e colorau, goiabada cascão caseira. Ao centro, uma cópia do folheto "Sabor das Montanhas - Festival Gastronômico - Uma oficina montada pelos Chefs Alessadro Eller e Gilson Surrage, com o apoio do SEBRAE e da AGROTURES.

Em Castelo-ES, uma família tradicional de origem italiana guarda a sete chaves a receita de um dos mais espetaculares doces que já provei! Um verdadeiro manjar dos Deuses, disponível para nós mortais a preços compatíveis: O PÉ-DE-MOLEQUE DE MACADÂMIA!

A família Brunelli é formada pelo Sr. Natalin Brunelli (vascaino convicto) e Dona Maria de Lourdes Comporesi que têm 07 filhos: Maria Lúcia, Marta Maria, Vera Lúcia, Rosilene, Cátia, Elizabete e o Roberto (Beto), o caçula cujo nome homenageia a Roberto Dinamite (obviamente)!

Beto é um apaixonado por cozinha, influenciado pela mãe e pelas irmãs! Fez um curso recente com os chefs Alessandro Eller e Gilson Sirrage, que produziram pratos específicos com produtos da região de Castelo, que pretendo reproduzir aqui! Pratos como: Galinha caipira na cachaça, arroz castelense, polenta com ragu de linguiça e taioba, linguiça de cordeiro flambada, pernil de cordeiro glaciado com mel e ervas frescas e carpaccio de abobrinha.

A familia explora dois negócios básicos: doces exóticos e diferenciados e o próprio Hortifruti! O primeiro com as mãos de seda das irmãs e o segundo com o braço de ferro e a visão diferenciada de Beto!

Batemos um papo "em família" sob a custódia da esposa de beto, que resumo a seguir:

TP: Quanto tempo tem o Hortifruti? Beto: 24 anos sempre com a família! O negócio começou com nosso pai e uma das irmãs! Eu era criança quando rodava pela loja, atrapalhando (risos)

TP: Quais produtos foram "inventados" por vocês? Beto: Basicamente a Bala de coco recheada, o pé-de-moleque de macadâmia e a palha italiana de macadâmia! Mas a familia é doceira por convicção! Mamãe, por exemplo, faz uma goiabada cascão de comer de joelhos (pegando uma pra me presentear).

TP: Como surgiu a idéia de usar a macadâmia na culinária? Beto: Acho que tudo começou quando Paulo Galvão, ex prefeito de Castelo, tentou introduzir a macadâmia como cultura de larga escala na região. Um tio nosso também plantou e numa das colheitas trouxe um pouco pra nós! A Lúcia já fazia o pé-de-moleque tradicional (de amendoim), e teve a idéia de substituir pela macadâmia! E deu certo!

TP: Como o produto ficou tão famoso assim? Beto: Lúcia já era conhecida pelo pé-de-moleque tradicional, que já vendíamos nas lojas e muita gente procurava! Quando ela colocou a macadâmia, a novidade agradou e a fama espalhou rapidamente!

TP: Quem são seus principais clientes? Beto: Nossos principais clientes estão em Vitória! Mandamos várias encomendas pra lá, quase diariamente, aproveitando o sistema de abastecimento da CEASA! Depois vem Cachoeiro e depois vários clientes cativos da região!

TP: Existe uma Visão de futuro? Beto: Existe um idéia de ampliar a loja e a produção de doces! Eu tenho sempre buscado coisas novas de São Paulo, especialmente especiarias! Coisas que sejam novidade na região! Mas o nosso crescimento na Doçaria fica limitado pela qualidade! Por exemplo: já experimentamos maquinários de maior porte (batedeiras, liquidificadores, etc), mas o produto final não ficou igual! Não adianta expandir e aumentar a quantidade sacrificando a qualidade! Os doces são realmente artesanais e é por isso que têm tanta aceitação.

Enquanto conversávamos Beto anotou uma encomenda para Vitoria de cerca de 40 bandejas de pés-de-moleque, dos quais "alguns" para Cacau Monjardim! Andando pela loja observei o zelo e o diferencial que Beto havia comentado: mudas vivas de sálvia, manjericão roxo, tomilho, segurelha, orégano e alecrim! Mostarda de qualidade, temperos especiais, dorsos de salmão e de bacalhau, tomates secos temperados, mussarela e provolone de búfala! Tudo muito organizado e fresco! Um exemplo de comercio familiar!

Logicamente que a foto acima ilustra a "pequena" compra que fiz, sendo que algumas coisas já encomendadas e com destino certo em Vitória.

(HORTIFRUTI BRUNELLI: Av. Nossa Senhora da Penha, 399 - Centro - Castelo - ES - 28 3542-2298)

2 comentários:

  1. O pé-de-moleque de macadâmia é algo único no mundo, nunca vi nada igual. Sou do ES, moro em Brasilia e sempre quando vou a Castelo trago a especiaria para meus amigos brasilienses que se deleitam com o doce.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mônica: Também sou apaixonado. Uma iguaria realmente diferenciada. E me sinto orgulhoso de conhecer a família que começou esse negócio. Obrigado por comentar (e confirmar). :D

      Excluir