Traduzir esta página

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Monte Castelo

AINDA QUE EU FALASSE A LÍNGUA DOS ANJOS (...)


E Deus concebeu PAULO que, iluminado, escreveu a 1a carta aos Corintios. Tempos depois, o Criador criou Camões que, bendito, concebeu o Soneto no. 4. Eis que, quando nada mais parecia ser impressionável, o Pai concebeu Renato Russo, que ao juntar São Paulo e Camões, nos presenteou com MONTE CASTELO. Que o seu Corpus Christi seja de fato uma festa em homenagem a Jesus Cristo, por quem tudo em nome do amor é válido.






Soneto 4 (Luiz de Camões):

Amor é fogo que arde sem se ver; 
É ferida que dói e não se sente; 
É um contentamento descontente; 
É dor que desatina sem doer;

É um não querer mais que bem querer; 
É solitário andar por entre a gente; 
É um não contentar-se de contente; 
É um cuidar que se ganha em se perder;

É querer estar preso por vontade; 
É servir a quem vence, o vencedor 
É ter com quem nos mata, lealdade.

Mas como causar pode seu favor 
Nos corações humanos amizade 
Se tão contrário a si é o mesmo Amor?I


Primeira Carta de São Paulo aos Corintios (Capítulo 13):


Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver AMOR, sou como o bronze que soa, ou como o címbalo que retine.


Mesmo que eu tivesse o dom da profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência; mesmo que tivesse toda a fé, a ponto de transportar montanhas, se não tiver AMOR, não sou nada.


Ainda que distribuísse todos os meus bens em sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, se não tiver AMOR, de nada valeria!


O AMOR é paciente, O AMOR é bondoso. Não tem inveja. O AMOR não é orgulhoso. Não é arrogante. Nem escandaloso. Não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não guarda rancor. Não se alegra com a injustiça, mas se rejubila com a verdade. Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.


O AMOR jamais acabará. As profecias desaparecerão, o dom das línguas cessará, o dom da ciência findará. A nossa ciência é parcial, a nossa profecia é imperfeita. Quando chegar o que é perfeito, o imperfeito desaparecerá.


Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança. Desde que me tornei homem, eliminei as coisas de criança. Hoje vemos como por um espelho, confusamente; mas então veremos face a face. Hoje conheço em parte; mas então conhecerei totalmente, como eu sou conhecido.


Por ora subsistem a fé, a esperança e O AMOR - as três. Porém, a maior delas é O AMOR.

4 comentários:

  1. Maravilhosamente linda mensagem para curtir nesse dia especial e chuvoso...

    Parabéns....

    Abç.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Amigo Anônimo. Achei que deveria escrever algo que tivesse a ver com o dia celebrado hoje. Abraços.

      Excluir
  2. Uma delicia der ler....lindas postagens....continue nos presentiando com tanto bom gosto em tuas sábias palavras..

    ResponderExcluir
  3. Obrigado por comentar. Minha cabeça pensa no "imediato" em relação à poesia. E ao tempo. Hoje foi Corpus Christi. E entendi que a música de Renata Russo cabia exatamente no contexto. Cheguei a juntar fotos do uma cidade do interior do Espírito Santo (Castelo), que tem a MELHOR festa do Brasil. Mas eu preferi fazer uma publicação mais objetiva e humilde. É isso.

    ResponderExcluir