Traduzir esta página

terça-feira, 4 de setembro de 2012

RATATOUILLE



INGREDIENTES:
01 berinjela média

02 courgette normais (abobrinha)

04 tomates maçã

01 pimentão vermelho, médio (sem sementes)
01 cebola média
04 dentes de alho
01 colher de chá de tomilho
01 colher de chá de manjericão
01 colher de chá de alecrim
01 colher de chá de páprica
05 folhas de hortelã

01 cálice de vinho tinto
Sal, pimenta e azeite


OS LEGUMES:
Descasque a berinjela e corte em rodelas finas (3mm). Deixe-a em banho de sal grosso por ao menos 02 horas, escorra e lave. Corte 02 tomates,  as abobrinhas e a parte dianteira do pimentão, também em rodelas finas. Reserve-os

O MOLHO:
Corte a cebola em pedaços pequenos. Também 02 tomates e a metade traseira do pimentão em pedaços irregulares pequenos.

Aqueça 04/05 colheres de azeite virgem numa frigideira antiaderente e refogue a cebola, até dourar. Junte o tomate e o pimentão picados, acrescente sal, tampe a frigideira e deixe cozer por 02/03 minutos em fogo brando.

Suba o fogo e acrescente o alho amassado, páprica, tomilho, manjericão,alecrim, hortelã e pimenta. Mexa bem, tampe, baixe o fogo e deixe cozer por 05/06 minutos. Suba o fogo novamente, acrescente o vinho e deixe ferver. Baixe o fogo aguarde mais 02/03 minutos.

Deixe descansar por 05/06 minutos e triture com MIXER, formando um purê ralo.

COMPOSIÇÃO:
Despeje todo o molho numa travessa refratária (oval de preferência), cobrindo-lhe todo o fundo. Em seguida intercale rodelas de berinjela, courgette, tomate e pimentão, cobrindo toda a superfície do molho e toda a parte interna da travessa.

Leve-a ao forno pré-aquecido a 180 graus por 40/50 minutos, coberta por papel alumínio.

ANOTAÇÕES:
a) Algumas variações acrescentam embutidos ao ratatouille, para dar-lhe um sabor de carne.
b) Recomenda-se o cozimento dos legumes em PANELA DE FERRO, para aproximar-se ao máximo do sabor original dos camponeses franceses que inventaram o prato.
c) Não há uma receita RÍGIDA para os componentes, podendo-se variar de acordo com as preferências do paladar e os ingredientes da geladeira.
d) Cenouras, batatas baroa, pepinos, etc são aceitáveis no ratatouille. Porém, esses dois primeiros possuem textura e tempo de cozimento MUITO DIFERENTE dos demais ingredientes.
e) Pode ser gratinado com ricota ou queijos, ao gosto!!!

TEMPO DE PREPARO E RENDIMENTO:
Pronto em 01 hora e 40 minutos (descontado o tempo de repouso da berinjela em sal grosso). Rendimento de 06/08 porções. Recomendo um acompanhamento.





HISTÓRIA:

Introduzida em nosso vocabulário pela animação da Pixar, a palavra Ratatouille significa, em dialeto de sua terra de origem no sul da França, “Comida”. Outro significado que também se dá à palavra é “ragú grosseiro”.

Originalmente o ratatouille compõe-se de pimentão, cebola, abobrinha, berinjela e tomate. De acordo com a tradição, esse prato é feito cozido de forma muito suave, em panela de ferro, e por muito tempo, para que os legumes fiquem impregnados com o azeite e livrem-se de sua água sem, no entanto, grudar no fundo da panela. 


Servido quente ou frio,como acompanhamento ou entrada, o ratatouille (que em francês é um substantivo feminino) multiplica seus sabores sendo preparado na véspera de ser servido. Pode-se igualmente cozinhá-lo durante aproximadamente 2 horas no fogo muito baixo e em seguida no forno também baixo, depois de acrescentar as ervas -tomilho, louro, salsa, alecrim, manjericão...- para obter-se uma espécie de compota de legumes. 

Embora exista uma base tradicional, não há uma regra específica para o ratatouille: sinta-se livre para usar os legumes frescos que tiver à mão como cenoura, ou outras especiarias como azeitonas, páprica, açafrão, uva passa... É o cozimento que fará sucesso. 

O prato provençal (proveniente do Sul da França) adapta-se perfeitamente em pratos como lasanhas, pizzas, quiches e até nhoque. A condição é escorrê-lo bem antes de usar com a massa. Outra boa pedida é pra acompanhar frango, atum, ovos, frutos do mar e carne. O Ratatouille é sempre uma boa alternativa, use e abuse de sua imaginação e bom gosto. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário